segunda-feira, 12 de julho de 2010

A arte de descascar batatas


"'Por que um livro?' foi a pergunta que me fez Jandira, a quem, há tempos, comuniquei esse propósito. 'Já não há tantos? Por que você quer escrever um livro, seu Belmiro?'. Respondi-lhe que perguntasse a uma gestante por que razão iria dar à luz um mortal, havendo tantos. Se estivesse de bom humor, ela responderia que era por estar grávida. Sim, vago leitor, sinto-me grávido, ao cabo, não de nove meses, mas de trinta e oito anos. E isso é razão suficiente. Posta de parte a modéstia, sou um amanuense complicado, meio cínico, meio lírico, e a vida fecundou-me a seu modo, fazendo-me conceber qualquer coisa que já me está mexendo no ventre e reclama autonomia no espaço. Ai de nós, gestantes."(O Amanuense Belmiro, Cyro dos Anjos)

Foi por essa razão, Márcio, que você escreveu “A suave anomalia”?, pergunta-me Tamisa, sentada na poltrona à frente.

Eu não saberia dizer. E o pior é que Tamisa só queria ouvir uma confirmação pra me sacanear. “Pretensioso como eu”, ela diria.

Pois eu não sei mesmo. Agora, que tem um troço na minha cabecinha, um troço que pede pra vir ao mundo, para chamar a atenção dos outros, ah, isso tem. Que finalidade cada um dará para o que eu insisto em verbalizar, não é problema meu. A literatura, a arte e tudo o mais, não tem a função de um descascador de batatas.

A gente até descasca as nossas batatas por meio dos livros (a arte de descascar as próprias batatas é algo do qual nenhum ser humano está livre). Talvez seja o compartilhamento dessa experiência que interessa ao outro. Quanto mais humana ela for, mais interesse despertará.

Eu não seria tão otimista, me diz Tamisa, com um sorrisinho maroto. Quantas pessoas você conhece se interessaram em ler a saga de Fausto?

Pronto. Eu já nem sei pra que estou escrevendo esse blog.

Sabe, sim.

3 comentários:

Unknown disse...

parabéns pela coragem de escrever e pelo sucesso de conseguir ser publicado!

aeronauta disse...

Temos algo em comum: Belmiro! Leitura maravilhosa.

bel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.