Por André de Leones


Eu preciso dizer uma coisa.
Duas, na verdade. Depois eu juro que deixo você em paz.

A primeira delas é: não gosto de escrever orelhas. Salvo raras exceções, orelhas soam falsas, sentencia maneira de publicar o livro. Quando, tempos depois, recebi um outro e-mail no qual ele dizia que o livro seria publicado, fiquei muito, muito feliz. De tal forma que, ao ser convidado para escrever esta orelha, pensei seriamente em recusar. Porque eu não gosto de escrever orelhas e (enfim, a segunda coisa que eu queria dizer) porque nada que eu escrevesse aqui faria jus ao livro.

Veja bem: "A Suave Anomalia" não é uma obra-prima da literatura mundial. Mas é um livro estruturado e escrito de forma consciente e talentosa, coisa que, em se tratando de um autor estreante, significa muito. Significa que você aí tem em mãos um livro de verdade, escrito por um autor de verdade. Você não faz ideia da quantidade aterradora de livros de mentira, escritos por autores de mentira, que circula por aí.

Para resumir, e para que você possa se entregar logo à leitura, este livro não é como o "vento que assusta e logo se dissipa". Ele se instala na cabeça do leitor, exige espaço e atenção. Apresenta um autor cujo trabalho você precisa conhecer.

André de Leones é escritor.